boas-vindas

SEJA BEM-VINDO!!!

Deixe seu comentário, sua participação é muito importante para nós!

quinta-feira, 3 de maio de 2012

CROMOTERAPIA - Saiba mais...


O que é cor? 
Através dos sentidos nos relacionamos com as cores e interpretamos o que vemos, dependendo de como reagimos em relação a elas. De fato os cientistas não estão preocupados com os aspectos espirituais e psíquicos; eles analisam as cores como comprimento de ondas, vibrações e energia. Podemos portanto dividir a cor em três aspectos: Luz, Química e Sentido. Cada um desses aspectos possui suas próprias leis e fenômenos específicos. 

A Química das cores envolve pigmentos e combinações, e as três cores primárias são: o vermelho, o amarelo e o azul. Precisamos de duas fazer uma outra, e elas se fundem da seguinte maneira:
  • O Vermelho  e o Amarelo fazem o Laranja; 
  • O Amarelo e o Azul fazem o Verde;
  • O Azul e o  Vermelho fazem o Violeta.
  • Todas essas cores se fundem dando o Preto.
A Física das cores envolve a Luz. e as três cores primárias são: o vermelho, o verde e o azul-violeta. Quando elas se fundem resulta:
  • O Vermelho  e o Verde Amarelo;
  • O Verde e o Azul-violeta = Turquesa-claro;
  • O Vermelho e Azul-violeta = Magenta.
  • O Branco é a união de todas as matizes.


O aspecto sensorial da cor é visual e abrange a fisiologia e a psicologia. Aqui temos as três cores primárias: o vermelho, o amarelo e o azul mais o verde. Elas são todas únicas e todas as outras cores se ori­ginam dessas quatro. Elas se unem no verde.
O vermelho, o laranja e o amarelo são cores magnéticas. São quen­tes, ativantes e estimulantes, ao passo que, o azul, o índigo e o violeta são cores frias. São elétricas, calmas e sedativas. O raio verde no meio não é nem quente nem frio, e age como um equilíbrio entre os raios quentes e frios. As cores quentes do vermelho, do laranja e do amarelo nos ligam ao magnetismo terrestre; elas fazem com que nosso magne­tismo e nossa energia funcionem nesse nível. O raio vermelho é conhe­cido como o espírito da vida; sem vermelho suficiente em nosso siste­ma, nos tornaríamos insensíveis, letárgicos e lentos. 

CURIOSIDADE: Por que ficamos meio zonzos ao ficarmos muito tempo deitados?
 
Se ficarmos muito tempo na cama, nos sentiremos meio zonzos ao nos le­vantar porque nosso sangue é afetado e nosso equilíbrio também. Isso se deve ao fato de precisarmos de contato com a terra, através de nossos pés e quando ficamos na cama nos tornamos desmagnetizados, já que a ener­gia da força vital, o raio vermelho, não pode fluir através de nós como de costume.


A Pirâmide das cores

Cada cor tem seu comprimento de onda e de vibração, mas podemos ver isto mais facilmente quando colocamos as cores em uma pirâmide.

O Vermelho é colocado na base da pirâmide, pois tem o comprimento de onda mais longo, mas sua vibração mais lenta e a freqüência mais baixa. À medida que subimos o comprimento de onde encurta, a vibração fica mais rápida consequentemente a freqüência mais alta. No topo da pirâmide  colocamos o violeta. A sequencia é : (da base para o topo): Vermelho, Laranja, Amarelo, Verde, Azul, Índigo, Violeta.

Se fizermos da pirâmide um cone e achatarmos esse cone, obteremos vários círculos concêntricos. O Vermelho está na periferia.  


 O raio violeta (no centro dos círculos) é muito purificador e absorvente e nos ajuda a alcançar o que é nobre, real, puro e divino: o centro interior.
Daí, o problema de encontrar a felicidade. Nós, os seres humanos temos a tendência de procurar a felicidade na aparência e assim tornamo-nos desiludidos com a vida. Ninguém jamais encontrará a sabedoria, a compreensão e a felicidade  vivendo na superfície.
Cada cor tem a sua cor complementar. Quando pensamos no raio vermelho, estamos atraindo o verde que é sua pós-imagem. Além disso, ele também atrai o raio azul que é usado como a sua cor complemen­tar para a cura.
As cores complementares são as seguintes:
  • O Vermelho, que atrai o Verde e o Azul
  • O Laranja, que atrai o índigo;
  • O Amarelo, que atrai o Violeta.
Estando no meio do espectro, o verde não tem cor complementar e não é quente, nem frio.


 LACY, M. L.Tradução de Maria da Graça da Rocha Paula.Conhece-te Através das Cores.Editora Pensamento, 1989, p. 15 a 20. 


Nenhum comentário: