Origem e a Hatha Yoga- Mãe de todas as linhas de yoga que buscam a iluminação por meio do corpo físico,
o Hatha é baseado nos mais clássicos textos da sabedoria indiana. Vem dessa vertente, de mais 4 mil anos, a tradição de direcionar:
- Asanas - posturas
- Pranayamas - exercícios respiratórios
- Dhyanas- técnicas meditativas.
A consequência é o equilíbrio perfeito entre corpo, mente e emoções. A partir do Hatha, desenvolveram -se vertentes modernas, conhecidas e praticadas hoje em todo o mundo. São elas:
Sivananda Yoga- O Sivananda Yoga é um estilo reflexivo, ensinado pelo mestre Swami Sivananda.As aulas são compostas por 12 posturas continuamente repetidas. Sua realização exige o comprometimento de cinco regras simples:
- Prática regular de exercícios (asanas);
- Respiração consciente (pranayamas);
- Relaxamento induzido (savasanas);
- Dieta consciente (vegetariana);
- Pensamento positivo durante a meditação (dhyanas).
Kundalini Yoga- "O corpo segue a mente, a mente segue a respiração". A partir deste lema baseado no autocontrole, desenvolveu-se o Kundalini Yoga, modalidade que possui adeptos famosos entusiasmados, como o cantor norte-americano Sting. Trata-se de uma linha especialmente voltada para despertar a consciência e liberação de nossa energia interior. Em geral, possui movimentos lentos que devem ser repetidos diversas vezes.
Ashtanga Yoga- Uma das vertentes mais vigorosas, o Ashtanga é o Yoga para quem está preparado para suar muito. E isso não é uma metáfora: os adeptos da prática consideram a transpiração essencial para a limpeza do organismo, por isso a estimulam durante as aulas. Criação do mestre indiano Pattabhi Jois, o estilo possui séries fixas e dinâmicas, que combinam sequências de asanas com respiração sincronizada.
Iyengar Yoga- O método iyengar (pronuncia-se aiêngar) foi criado pelo indiano B. K. S. Iyengar, como um meio de curar suas próprias limitações físicas - que incluíam fraqueza muscular e baixa imunidade. Posturas fixas são enfatizadas nessa linha e podem ser realizadas com a ajuda de suportes e objetos de apoio, pois sua filosofia é que até mesmo as posturas mais complexas devem estar ao alcance de todos.
Power Yoga- Uma combinação entre Ashtanga e Iyengar, criada por norte-americanos, e sob medida para dar um chega para lá no estresse da vida moderna: assim pode ser definido o Power Yoga, umas das vertentes mais difundidas do lado de cá do globo. O trabalho com asanas (feitos em continuidade e com pequeno e nenhum intervalo) é intenso, mas a aula sempre acaba em relax, com mantras, pranayamas e exercícios meditativos.
(YOGA & Saúde. São Paulo: Ed. Tríada, 2009. p.4-5)
Nenhum comentário:
Postar um comentário