boas-vindas

SEJA BEM-VINDO!!!

Deixe seu comentário, sua participação é muito importante para nós!

domingo, 13 de maio de 2012

REIKI - Saiba mais...


O REI é a Energia Cósmica do Universo, a Fonte de todo o KI do Universo. Cada civilização, cada cultura, em seu tempo e costume, conheceu por um nome diferente: Deus/Deusa, Cristo, Buda, Brahma, Tupã, a Chama Divina, a Fonte Universal do Amor, Luz e Harmonia.
O REIKI é o encontro destas duas energias, é a energia vital (KI), direcionada e mantida pela Fonte Universal (REI).

Os ideogramas japoneses da palavra REIKI significam: 




"Chuva maravilhosa que produz o Milagre da Vida".

O REIKI então é o processo de encontro e equilíbrio dessas duas energias, a energia universal com a nossa energia física, que promove o completo equilíbrio energético, permitindo a ativação da capacidade de auto-cura. O REIKI promove a restauração do equilíbrio ao reduzir a ansiedade e proporcionar a construção de auto-estima positiva.

Como funciona o Reiki?

A Física Quântica nos ensina que quando a energia se acumula e faz com que as moléculas vibrem de uma certa maneira, elas se unem e formam várias densidades de matéria. O corpo humano é, deste modo, formado de várias densidades de matéria, somos, de fato, energia; e toda doença é a manifestação de um desequilíbrio energético.
A Energia Vital (KI) flui através do corpo e esta corrente pode tornar-se enfraquecida e parcialmente bloqueada devido ao cansaço, descontrole emocional, stress, má alimentação, etc, podendo causar uma doença.
A técnica REIKI baseia-se em toques suaves com as mãos em pontos de conversão de energia os Centros Energéticos. Age localizando os pontos onde existem "nós", bloqueando a passagem da energia, estimulando-os para restaurar o fluxo natural de energia, promovendo assim intenso relaxamento neurológico e ativando o sistema imunológico. 

Quem pode aplicar o Reiki?

A Energia REIKI pode ser canalizada por crianças (a partir do 7 anos), por adultos e por idosos, independente do sexo. Não existe limite de idade. Ela traz benefícios tanto a pessoa que o recebe quanto a pessoa que o canaliza.
Bastando, para tornar-se um canal reikiano, um treinamento na técnica e após esta passar pela Sintonização Energética.

 Leia mais sobre o assunto...

CARLI, Johnny De’. REIKI : Amor, Cura e Transformação – São Paulo: Madras, 1999.
_______________. Reiki universal: Sistema Usui, Tibetano, Osho e Kahuna – São Paulo: Madras, 2000.
 
  

sexta-feira, 11 de maio de 2012

HATHA YOGA E SUAS VERTENTES - Saiba mais...

.

Origem e a Hatha Yoga- Mãe de todas as linhas de yoga que buscam a iluminação por meio do corpo físico,
o Hatha é baseado nos mais clássicos textos da sabedoria indiana. Vem dessa vertente, de mais 4 mil anos, a tradição de direcionar:
  • Asanas - posturas
  • Pranayamas - exercícios respiratórios
  • Dhyanas-  técnicas meditativas. 
A consequência é o equilíbrio perfeito entre corpo, mente e emoções. A partir do Hatha, desenvolveram -se vertentes modernas, conhecidas e praticadas hoje em todo o mundo. São elas:


Sivananda Yoga- O Sivananda Yoga é um estilo reflexivo, ensinado pelo mestre Swami Sivananda.As aulas são compostas por 12 posturas continuamente repetidas. Sua realização exige o comprometimento de cinco regras simples: 
  1. Prática regular de exercícios (asanas);
  2. Respiração consciente (pranayamas);
  3. Relaxamento induzido (savasanas);
  4. Dieta consciente (vegetariana);
  5. Pensamento positivo durante a meditação (dhyanas). 
Kundalini Yoga- "O corpo segue a mente, a mente segue a respiração". A partir deste lema baseado no autocontrole, desenvolveu-se o Kundalini Yoga, modalidade que possui adeptos famosos entusiasmados, como o cantor norte-americano Sting. Trata-se de uma linha especialmente voltada para despertar a consciência e liberação de nossa energia interior. Em geral, possui movimentos lentos que devem ser repetidos diversas vezes.

Ashtanga Yoga- Uma das vertentes mais vigorosas, o Ashtanga é o Yoga para quem está preparado para suar muito. E isso não é uma metáfora: os adeptos da prática consideram a transpiração essencial para a limpeza do organismo, por isso a estimulam durante as aulas. Criação do mestre indiano Pattabhi Jois, o estilo possui séries fixas e dinâmicas, que combinam sequências de asanas com respiração sincronizada.

Iyengar Yoga- O método iyengar (pronuncia-se aiêngar) foi criado pelo indiano B. K. S. Iyengar, como um meio de curar suas próprias limitações físicas - que incluíam fraqueza muscular e baixa imunidade. Posturas fixas são enfatizadas nessa linha e podem ser realizadas com a ajuda de suportes e objetos de apoio, pois sua filosofia é que até mesmo as posturas mais complexas devem estar ao alcance de todos.

Power Yoga- Uma combinação entre Ashtanga e Iyengar, criada por norte-americanos, e sob medida para dar um chega para lá no estresse da vida moderna: assim pode ser definido o Power Yoga, umas das vertentes mais difundidas do lado de cá do globo. O trabalho com asanas (feitos em continuidade e com pequeno e nenhum intervalo) é intenso, mas a aula sempre acaba em relax, com mantras, pranayamas e exercícios meditativos.


(YOGA & Saúde. São Paulo: Ed. Tríada, 2009. p.4-5)




terça-feira, 8 de maio de 2012

É POSSÍVEL VER AURA DAS PESSOAS, DIZEM CIENTISTAS

É realmente possível ver aura das pessoas, dizem cientistas

Redação do Diário da Saúde (07/05/2012)

 
Cientistas dizem que é realmente possível ver aura das pessoas
Os cientistas concluem que, "embora alguns curadores realmente tenham a capacidade para ver a aura das pessoas e sentir a dor dos outros devido à sinestesia", seus efeitos curadores devem-se unicamente a um "significativo efeito placebo".


Energias humanas
Cientistas da Universidade de Granada, na Espanha, afirmam ter comprovado cientificamente que é possível enxergar a aura das pessoas.
A aura seria um campo de radiação luminosa que circunda uma pessoa como se fosse um halo.
Embora a aura seja usada em processos de cura por místicos desde a Antiguidade, poucos cientistas se aventuraram na área justamente pelo temor de serem associados ao misticismo, por definição algo diametralmente oposto à ciência.
Contudo, à medida que os sensores e a capacidade de medir campos de energia mais tênues vão se aprimorando, as pesquisas realmente científicas na área têm avançado, sobretudo no campo do magnetismo, embora ainda devidamente enquadradas no padrão oficial da ciência acadêmica.

Aura e efeito placebo
Segundo Emilio Gómez Milán e seus colegas, algumas pessoas, geralmente conhecidos como "curandeiros", de fato conseguem perceber um campo de energia ao redor das pessoas.
Isto, segundo a pesquisa, se deve a um fenômeno já bem conhecido dos cientistas, chamado sinestesia, um fenômeno neuropsicológico que parece mesclar os sentidos.
Segundo o grupo, isto pode explicar cientificamente a alegada prática virtuosa dos curandeiros: sua visualização geraria um "significativo efeito placebo" nas pessoas doentes, dizem os cientistas, que de fato as leva à cura.

Sinestesia
Nas pessoas sinestetas - que apresentam a sinestesia - as regiões do cérebro responsáveis pelo processamento de cada estímulo sensorial são fortemente interconectadas.
Ou seja, os sinestetas têm mais conexões sinápticas do que as pessoas "normais".
"Essas conexões extras fazem com que elas automaticamente estabeleçam associações entre áreas do cérebro que normalmente não são conectadas," explica o professor Gómez Milán.
Desta forma, os sinestetas podem ver ou tatear um som, sentir sabor das cores, ou formatos das palavras, entre outras inúmeras possibilidades.
O que as pessoas que conseguem visualizar auras possuem é o que os cientistas chamam de sinestesia emocional.

Qualidades de um místico curador
Os cientistas espanhóis afirmam que "nem todos os curandeiros são sinestetas, mas há uma elevada prevalência desse fenômeno entre eles. O mesmo ocorre entre pintores e artistas, por exemplo".
Eles estudaram um médium espanhol chamado Esteban Sánchez Casas, mais conhecido como "O homem santo de Baza".
Segundo a análise dos cientistas, a capacidade de Esteban Casas ver a aura das pessoas "é, de fato, um caso claro de sinestesia".
Ainda segundo o artigo, o místico apresentaria quatro elementos básicos que explicariam seu "poder de cura".
O primeiro é a sinestesia face-cor, na qual a região do cérebro responsável pelo reconhecimento facial é associada com a região de processamento de cores.
O segundo é a sinestesia toque-espelho, quando o sinesteta, ao observar uma pessoa que está sendo tocada ou que está sentido dor, consegue sentir a mesma coisa.
O terceiro é uma elevada empatia, a capacidade de sentir o que as outras pessoas estão sentindo.
Finalmente, o místico teria esquizotipia, um conceito psicológico amplo, que descreve um contínuo de características de personalidade que vão desde estados dissociativos normais e estados imaginativos, até extremos como a psicose e a esquizofrenia.

Explicações fisiológicas
"Estas habilidades fazem com que os sinestetas tenham a capacidade de fazer com que as pessoas se sintam compreendidas, o que lhes proporciona uma emotividade especial e uma capacidade de perceber a dor [dos outros]," escrevem os cientistas em seu artigo, publicado na revista Consciousness and Cognition.
À luz de suas explicações, os cientistas concluem que, "embora alguns curadores realmente tenham a capacidade para ver a aura das pessoas e sentir a dor dos outros devido à sinestesia", seus efeitos curadores devem-se unicamente a um "significativo efeito placebo".

quinta-feira, 3 de maio de 2012

CROMOTERAPIA - Saiba mais...


O que é cor? 
Através dos sentidos nos relacionamos com as cores e interpretamos o que vemos, dependendo de como reagimos em relação a elas. De fato os cientistas não estão preocupados com os aspectos espirituais e psíquicos; eles analisam as cores como comprimento de ondas, vibrações e energia. Podemos portanto dividir a cor em três aspectos: Luz, Química e Sentido. Cada um desses aspectos possui suas próprias leis e fenômenos específicos. 

A Química das cores envolve pigmentos e combinações, e as três cores primárias são: o vermelho, o amarelo e o azul. Precisamos de duas fazer uma outra, e elas se fundem da seguinte maneira:
  • O Vermelho  e o Amarelo fazem o Laranja; 
  • O Amarelo e o Azul fazem o Verde;
  • O Azul e o  Vermelho fazem o Violeta.
  • Todas essas cores se fundem dando o Preto.
A Física das cores envolve a Luz. e as três cores primárias são: o vermelho, o verde e o azul-violeta. Quando elas se fundem resulta:
  • O Vermelho  e o Verde Amarelo;
  • O Verde e o Azul-violeta = Turquesa-claro;
  • O Vermelho e Azul-violeta = Magenta.
  • O Branco é a união de todas as matizes.


O aspecto sensorial da cor é visual e abrange a fisiologia e a psicologia. Aqui temos as três cores primárias: o vermelho, o amarelo e o azul mais o verde. Elas são todas únicas e todas as outras cores se ori­ginam dessas quatro. Elas se unem no verde.
O vermelho, o laranja e o amarelo são cores magnéticas. São quen­tes, ativantes e estimulantes, ao passo que, o azul, o índigo e o violeta são cores frias. São elétricas, calmas e sedativas. O raio verde no meio não é nem quente nem frio, e age como um equilíbrio entre os raios quentes e frios. As cores quentes do vermelho, do laranja e do amarelo nos ligam ao magnetismo terrestre; elas fazem com que nosso magne­tismo e nossa energia funcionem nesse nível. O raio vermelho é conhe­cido como o espírito da vida; sem vermelho suficiente em nosso siste­ma, nos tornaríamos insensíveis, letárgicos e lentos. 

CURIOSIDADE: Por que ficamos meio zonzos ao ficarmos muito tempo deitados?
 
Se ficarmos muito tempo na cama, nos sentiremos meio zonzos ao nos le­vantar porque nosso sangue é afetado e nosso equilíbrio também. Isso se deve ao fato de precisarmos de contato com a terra, através de nossos pés e quando ficamos na cama nos tornamos desmagnetizados, já que a ener­gia da força vital, o raio vermelho, não pode fluir através de nós como de costume.


A Pirâmide das cores

Cada cor tem seu comprimento de onda e de vibração, mas podemos ver isto mais facilmente quando colocamos as cores em uma pirâmide.

O Vermelho é colocado na base da pirâmide, pois tem o comprimento de onda mais longo, mas sua vibração mais lenta e a freqüência mais baixa. À medida que subimos o comprimento de onde encurta, a vibração fica mais rápida consequentemente a freqüência mais alta. No topo da pirâmide  colocamos o violeta. A sequencia é : (da base para o topo): Vermelho, Laranja, Amarelo, Verde, Azul, Índigo, Violeta.

Se fizermos da pirâmide um cone e achatarmos esse cone, obteremos vários círculos concêntricos. O Vermelho está na periferia.  


 O raio violeta (no centro dos círculos) é muito purificador e absorvente e nos ajuda a alcançar o que é nobre, real, puro e divino: o centro interior.
Daí, o problema de encontrar a felicidade. Nós, os seres humanos temos a tendência de procurar a felicidade na aparência e assim tornamo-nos desiludidos com a vida. Ninguém jamais encontrará a sabedoria, a compreensão e a felicidade  vivendo na superfície.
Cada cor tem a sua cor complementar. Quando pensamos no raio vermelho, estamos atraindo o verde que é sua pós-imagem. Além disso, ele também atrai o raio azul que é usado como a sua cor complemen­tar para a cura.
As cores complementares são as seguintes:
  • O Vermelho, que atrai o Verde e o Azul
  • O Laranja, que atrai o índigo;
  • O Amarelo, que atrai o Violeta.
Estando no meio do espectro, o verde não tem cor complementar e não é quente, nem frio.


 LACY, M. L.Tradução de Maria da Graça da Rocha Paula.Conhece-te Através das Cores.Editora Pensamento, 1989, p. 15 a 20. 


terça-feira, 1 de maio de 2012

EQUILIBRANDO OS CHACRAS

 Como equilibrar os chacras?

A melhor maneira de uma pessoa leiga equilibrar os chacras é através da respiração profunda, pois não requer técnica. Qualquer outra maneira, requer estudos e prática. Você pode procurar profissionais que desenvolvam técnicas como: 

Reiki
É o processo de encontro e equilíbrio de duas energias, a energia universal (Rei) com a nossa energia física (ki), que promove o completo equilíbrio energético dos chacras, permitindo a ativação da capacidade de auto-cura. É aplicada através de toques sutis em determinados pontos do corpo.

Yoga (estilo Hatha Yoga)
É baseada na tradição milenar indiana de direcionar asanas (posturas) , pranayamas (exercícios respiratórios) e dhyanas (técnicas de meditação). Propõe o equilíbrio perfeito entre o corpo , mente e emoções. 

Cromoterapia
É uma técnica baseada na aplicação de cores sobre os chacras, com o intuito de equilibrá-los. A aplicação pode ser mental ou por lâmpadas com filtros coloridos.


Como trabalha um chacra equilibrado?
 
Dizemos que um chacra está aberto ou equilibrado quando está trabalhando normalmente, girando para o lado certo e na velocidade certa. O ruim numa observação de um chacra é quando ele está girando no sentido contrário ou parado. Na maioria das pessoas eles giram todos para a direita e em algumas, para a esquerda. Quando uma pessoa tem um chacra girando no sentido contrário dos demais, ele está funcionando como "exaustor", ou seja está jogando energia fora. Se estiver parado o problema é mais sério ainda.Os chacras precisam estar girando para passar a energia de um para outro e para os órgãos do corpo etérico. Em seguida, a energia vai para os plexos e para os órgãos no corpo físico. Cada um gira numa própria velocidade, de acordo com a energia com a qual está trabalhando.
Os chacras inferiores: de base, do umbigo e do estômago são de energias mais densas.
Os chacras superiores: da garganta, do frontal e da coroa são de energias mais sutis, o do coração é o equilíbrio entre eles.


Você sabia que o desequilíbrio dos chacras pode causar DOENÇAS no corpo físico?
A má distribuição de energia causada por chacras desequilibrados prejudica o bom funcionamento dos órgaos do nosso corpo fisico, podendo assim ocasionar doenças. 

(Consultoria: Gerson C. Ferreira, terapeuta holístico)
 gersoncaf@hotmail.com





2- OS CHACRAS

Etimologia: A palavra chacra vem do sânscrito e significa "roda".

Definição: Os chacras são centros de força, verdadeiros vórtices por onde os dinâmicos campos magnéticos dos corpos espirituais se ligam ao físico. A sede deles está no duplo etérico, mas têm sua origem em estruturas superiores; essas energias em vórtice são de natureza cósmica e alimentam espiritualmente o ser que está manifestando o fenômeno VIDA. Sempre em rotação, têm maior velocidade angular, conforme estiverem localizados em área superiores ou inferiores do corpo. Chacras que presidem a vida espiritual. localizados na cabeça e outras partes superiores, têm velocidade superior aos chakras de vida vegetativa, que presidem atividades fisiológicas e se situam em partes inferiores do tronco.

Função: Os chacras são órgãos que pertencem à fisiologia transcedental do ser humano. Fulcros de força ativamente animados, recebem continuamente fluxos de energias cósmica e outras, exteriores ao corpo, que são por eles transformadas através de rebaixamento da frequência, de acordo com o tipo de chacra. Após devidamente moduladas, as energias são distribuídas pelas áreas ou campos em que atua cada chacra. 
anjovioleta.wordpress.com

Localização:


1- Básico - Base da coluna vertebral  

2- Esplênico - Sobre o baço

3- Umbilical (ou do Estômago) - Acima do umbigo, no plexo solar

4- Cardíaco - Sobre o coração

5- Laríngeo - Sobre a tireóide

6- Frontal - Sobre a fronte

7- Coronário - No alto da cabeça



1- Básico: Formado por quatro raios de cor vermelha, sede da energia chamada "Fogo Serpentino", que sobe ao longo do corpo para vitalizar outros chakras. Essa energia esta ligada às forças telúricas geradas pelo magnetismo do Planeta.
2- Esplênico: Conhecido como chakra da vida vegetativa, compõe-se de sete raios, apresentando grande importância nos fenômenos mediúnicos, pois é através de seu campos magnético que os espíritos incorporam nos médiuns. Sua cor é o laranja.
3- Umbilical (ou chakra do estômago): Tem dez raios, também chamados "pétalas". Está ligado ao campo das emoções e sentimentos primários e também ao sistema nervoso, razão pela qual as emoções violentas paralisam a digestão e agem sobre o fígado. Sua cor é o amarelo.
4- Cardíaco: Dividido em doze raios, está ligado às emoções superiores, afetos e sentimentos, como ódio, bondade, perdão etc.
5- Laríngeo: Composto por dezesseis raios, de frequência vibratória superior, Sua fisiologia espiritual é transmitir a ideia por meio da fala. 
6- Frontal: Localizado entre os olhos, no meio da testa, possui quarenta e oito raios divididos em duas porções. É o chacra da espiritualidade superior. 
7- Coronário: Chamado de "lótus de mil pétalas" de acordo com a terminologia oriental. De atividade intensa, a diminuição da sua luminosidade indica baixa do tônus vibratório, o que pode indicar uma pessoa que esteja sendo vítima de obsessão ou magia negra, ou seja, sofrendo influencia de outros espíritos.
Tela "búdica: De natureza magnética, evita a ação maléfica de espíritos de baixa vibração sobre o corpo fisíco da "vítima".

ESPÍRITO E MATÉRIA (J. L. Azevedo, Porto Alegre: Pallotti, 1999, p. 51 - 54) - Estudo