boas-vindas

SEJA BEM-VINDO!!!

Deixe seu comentário, sua participação é muito importante para nós!

sexta-feira, 27 de abril de 2012

1- OS SETE CORPOS


  • Somos formados por SETE CORPOS.
  •  O Homem-Espírito se compõe de dois estratos distintos: a TRÍADE DIVINA, constituída do "Eu Crístico", e o QUARTENÁRIO INFERIOR, ligado à personalidade e mutável como ela.
  • De forma esquemática, eis a seriação, do Espírito à Matéria:
CORPOS ESPIRITUAIS:
  1. Átmico
  2. Búdico
  3. Mental Superior
  4. Mental Inferior
  5. Astral
CORPOS MATERIAIS

     6. Etérico
     7.Somático

 Dos itens 1 a 3, fomam o "Eu" - Tríade Divina (individualidade). Os corpos de 4 a 7, forma o "Ego" - Quaternário inferior- Personalidade.

Corpo físico: é a carcaça carnosa em que vivemos, algo semelhante a um escafandro, pesado e quase incômodo, de que nos utilizamos no meio físico.
caminhantes2.com
Corpo Etérico: {...] tênue, invisível porque diáfana, de natureza eletromagnética densa mas de comprimento de onda superior ao da luz violeta [...] Funcionando como mediador plástico entre o corpo astral (corpo mais grosseiro do espírito) e o físico, o corpo ou duplo etérico é de natureza material: pertence aos domínios do homem-carne.
Corpo Astral: Dá-se o nome de corpo astral ao invólucro espiritual mais próximo à matéria, tanto facilmente pode ser visto pelos clarividentes. (Na idade antiga chamado corpo vaporoso ou "aura").
Corpo Mental: Este é o veículo de que se utiliza o eu cósmico para se manifestar como intelecto concreto e abstrato; nele a vontade se transfoma em ação, depois da escolha subjacente ao ato volitivo.
Mental Inferior - Trata de percepções simples e bem objetivas.
Mental Superior - Elabora e estrutura princípios e ideias abstratas.
             Aura - O corpo mental tem forma aproximadamente ovóide, envolvendo o corpo físico. Suas porções periféricas constituem a AURA, que tem tamanho e cores variáveis de acordo com a frequência dos campos vibratórios gerados pelos pensamentos.
Corpo Buddhi: É o perispírito na acepção etimológica do termo: constitui a primeira estrutura vibratória que, envolvendo o espírito, manifesta-se de modo ativo.
Corpo Átmico ou Espírito Essência: Constitui a Essência Divina em cada ser criado.Somos idênticos a Deus pelo Ser (Essência), mas diferentes d'Ele pelo existir: Deus não "existe"; Deus É, eternamente presente.

ESPÍRITO E MATÉRIA (J. L. Azevedo, Porto Alegre: Pallotti, 1999, p. 29-45) - Estudo


Nenhum comentário: